�% Function VideoYouTube (video) VideoYouTube = Replace(video, "watch?v=", "embed/") & "?rel=0" End Function Function ImagemYouTube (imagem) ImagemYouTube = "//i3.ytimg.com/vi/" & Split(imagem,"watch?v=")(1) & "/default.jpg" End Function %> T.V. - Mastologista Cirurgião - Dr. Elano Arruda

PREVENÇÃO CANCER DE MAMA


A importância da ultrassonografia no diagnóstico das doenças mamaria

 

A ultrassonografia ou ecografia é um exame baseado na emissão de ondas sonoras que são capazes de se converter em imagens. Esse exame começou a ser utilizado no Brasil na década de 70. Desde então tem se demonstrado um valioso recurso diagnóstico nas mais varias áreas da medicina, por exemplo: doenças abdominais, doenças ginecológicas, acompanhamento de gestações, doenças musculares, doenças mamarias entre outras.

A US tem apresentado grande evolução tecnológica sendo que os aparelhos atuais contam com recursos importantes que permitem ao profissional melhores definições nas imagens encontradas fato que auxilia no diagnóstico.

Em patologia mamaria a ultrassonografia mostra-se muito útil tanto no diagnóstico de nódulos sólidos e, sobretudo das lesões císticas. Com a US mamaria o profissional pode detectar a presença do nódulo, dar a sua localização, caracterizar os seus limites, fazer a sua medição, observar a homogeneidade da imagem, descrever as características com relação a reforço acústico ou a sombra acústica posterior, caracterizar possíveis alterações na vascularização dos nódulos ou tumores, entre outras observações.
Com esses dados o profissional que esta realizando o exame pode ser mais preciso com relação ao seu diagnóstico o que em muito auxilia tanto a paciente como o médico assistente que solicitou o exame. Vale ressaltar que os aparelhos modernos permitem a visualização de nódulos sólidos ou cistos com pequenas dimensões fato que pode ajudar na prevenção ou detecção precoce de possíveis doenças malignas.

                                                 

O autoexame das mamas

O autoexame das mamas é uma prática que deve ser incentivada pois através dele as mulheres podem descobrir nódulos ou cistos e assim tomar as providências necessárias para o acompanhamento e o tratamento dessas patologias. Consiste no ato da própria mulher examinar as suas mamas utilizando principalmente as pontas dos dedos que devem se movimentar em sentido circular abrangendo todas as regiões da mama, inclusive a das aréolas e das axilas. Este exame pode ser feito uma vez ao mês principalmente após o período menstrual, pois nessa fase a mama encontra-se normalmente menos dolorosa. As mulheres devem ficar atentas para as áreas mais endurecidas e com aspecto nodular. Devemos entender que este exame tem suas limitações pois em casos de nódulos ou cistos pequenos haverá uma dificuldade natural na palpação dessas alterações. Mesmo assim o autoexame das mamas é um valioso instrumento que permite a descoberta de muitas alterações ainda na sua fase inicial o que torna o tratamento mais eficaz.

 

rolex replica sale | hublot replica uk | replica watches sale | rolex replica uk
nike shox hogan scarpe calcio Tiffany christian louboutin Scarpe Adidas superstar Scarpe Reebok Adidas Scarpe nike sb Scarpe nike air force air jordan adidas scarpe Tacchi